Sobre o Autor

Olá! Meu nome é Rafael Toledo, sou bacharel em Sistemas de Informação pela FAI, de Santa Rita do Sapucaí (MG) e pós-graduado em Desenvolvimento Ágil de Aplicativos para Web pela mesma instituição. Possuo certa experiência com as linguagens C/C++, Pascal/DelphiJava LuaC#Objective C. Atualmente, meu foco maior é em desenvolvimento para dispositivos móveis, focando principalmente em Android (mas também com interesse em iOSWindows Phone) e para web.

No momento, moro em São Paulo (SP) onde trabalho como desenvolvedor Android na empresa Concrete Solutions. Fiquem de olho no blog da Concrete, pois possivelmente também vou começar a escrever algo por lá.

Neste blog, pretendo passar um conteúdo de programação principalmente voltado para aqueles que estão começando agora e não têm nenhum ou têm pouco conhecimento sobre programação, mas também sobre alguns tópicos mais avançados que vivencio no dia-a-dia e que acredito ser de valia para outras pessoas. Gradativamente, pretendo ir postando conhecimentos relativos a tópicos mais “avançados” também como programação orientada a objetos e design patterns, programação web, programação mobile e programação de jogos.

Meu e-mail para contato é rafaeldtoledo@gmail.com. Dúvidas, sugestões, reclamações, palpites ou assuntos relacionados (ou não) ao blog podem ser enviados para o e-mail. Enquanto isso, que tal visitar meus outros blogs também?

Redes Sociais:

Link para o currículo Lattes: aqui

14 pensamentos em “Sobre o Autor”

  1. oi,

    gostei do seu blog, simples e bunito. Estou estudando programação tanto para web quanto desktop, sou viciado em programação, muito interessante. Mas estudar sozinho é sempre um desafio.

    leandro

    1. Obrigado pelo comentário! Pretendo começar com alguns posts também sobre programação OO e Web, aguarde por novidades!

  2. Fala Faelzão!!!
    Cara muito legal o blog, e melhor ainda saber que um grande amigo esta tão bem encaminhado em sua vida profissional, fico muito feliz por você cara e quem sabe não nos encontremos por aí para tirar um som juntos..o/
    Muito sucesso em sua caminhada cara.

    Abração!!!

  3. Muito bom o seu site! Principalmente na parte do Android. Existe alguma maneira de configurar o Netbeans ou outro IDE que não o Eclipse ? Não gostei daquele R.xxxx que ele cria….
    Flws!

    1. Olá! Até existem algumas pessoas que fizeram “gambiarras” pra mexer com Android no Netbeans. Na minha visão, a grande vantagem de utilizar o Eclipse é o plugin da própria Google que facilita e muito ações como configurar execução, depurar, etc. Quando a essa classe R que ele gera, ela é nativa da arquitetura do Android. Ela é gerada automaticamente para mapear os recursos declarados sob a forma XML.

  4. Ola Rafael estou estudando allegro, primeiramente parabéns pelo seu site, simplesmente muito bem explicado e não tenho nenhuma duvida, mas porque minha fonte carrega mais não aparece na janela? eu posso colocar qualquer tamanho correto?

    fonte = al_load_font(“impact.ttf”, 12, 0); // carrega a fonte

  5. RAFAEL!!! ACHEI O erro como estou estudando bem ela e não quero apenas copiar e colar, eu mesmo estou programando porem fazendo igual e esqueci de atualizar a tela! detalhes, haha novamente parabéns pelo seu trabalho

  6. Rafael já aproveitando, vamos supor que eu queira fazer um jogo de aventura e que o mapa seja bem extenso, porem não quero que o personagem chegue no fim da tela e apareça outra quero fazer exemplo “uma tela só “, como que vai funcionar esse atualizar? desculpe pela ignorância só curiosidade pois comecei a trabalhar com allegro atualmente.

    1. Olá, Lucas!

      Para esse tipo de situação, utilizamos uma técnica chamada scrolling. Assim que possível, pretendo fazer um tutorialzinho mostrando seu uso. Por enquanto, dê uma olhada nesse link (http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/c/apostila/allegro/docs/tecnicas.html), item 2. Apesar de estar utilizando Allegro 4, não deve ser muito difícil passar pra Allegro 5. Tem esse vídeo também (http://www.youtube.com/watch?v=0NEsJMmNAKk), utilizando Allegro 4 (também), que parece mostrar tal conceito (ainda não assisti).

  7. Olá Rafael, estava vendo no seu blog código fonte, mais estou com uma dificuldade imensa em desenvolver um jogo, você conhece alguém que possa dar umas aulas particulares para mim, sou daqui da região mesmo. Obrigado e uma boa noite!

  8. Ciao Rafael,
    una pregunta dall’Italia: tu es el hijo de Rafael y Cecilia? Il tuo sito es muy lindo y originale!
    Franco

  9. Olá Rafael, Primeiramente parabéns pelo ótimo conteúdo do site ,Estou com um problema impertinente me atormentado, como mandar fotos para meu aplicativo, todo meu conhecimento vem da internet ser puder simplificar desde já agradeço.

Deixe uma resposta