Olá pessoal! Neste post vou mostrar como obter a nova versão da biblioteca Allegro e como instalá-la em um computador rodando Ubuntu. Realizei os testes utilizando o Ubuntu 11.04, mas o processo deve ser o mesmo em versões anteriores ou mais novas.
Bom, o primeiro passo é instalarmos as dependências para a compilação e execução da biblioteca. Abra uma janela do Terminal. Nela, digite o seguinte comando para instalar as dependências obrigatórias:
sudo apt-get install build-essential subversion cmake xorg-dev libgl1-mesa-dev libglu-dev
Neste processo, será pedido sua senha e a confirmação para iniciar o download dos pacotes. O próximo passo é instalar as bibliotecas necessárias à compilação dos módulos da Allegro 5. Para isso, digite no Terminal:
sudo apt-get install libpng-dev libz-dev libcurl4-gnutls-dev libfreetype6-dev libjpeg-dev libvorbis-dev libopenal-dev libphysfs-dev libgtk2.0-dev libasound-dev libflac-dev libdumb1-dev
Por último, caso queira também construir os arquivos de documentação da biblioteca, execute no Terminal:
sudo apt-get install exuberant-ctags dvi2ps dvipdfmx latex2html pandoc
Após concluir as instalações dos pacotes, vamos baixar o código-fonte da Allegro 5 para compilarmos. Ainda no Terminal, digite o comando:
svn co https://alleg.svn.sourceforge.net/svnroot/alleg/allegro/branches/5.0 allegro-5.0
Este comando baixará o código-fonte dos repositórios oficiais e colocará em uma pasta chamada allegro-5.0. Agora, vamos navegar para a pasta e preparar os arquivos para a instalação. No Terminal, digite os seguintes comandos:
cd allegro-5.0 cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr .
Com isso, já teremos os arquivos preparados para realizar a instalação. Para finalizar, digite no Terminal:
make sudo make install
Pronto! Após a conclusão do processo, já deveremos ter a biblioteca devidamente instalada e pronto para ser utilizada.
Para testarmos se a biblioteca foi instalada corretamente, edite um arquivo no gedit ou no vim com o seguinte código (no meu caso, salvei com o nome de main.c:
#include <stdio.h> #include <allegro5/allegro.h> int main(int argc, char *argv[]) { ALLEGRO_DISPLAY *janela = NULL; if (!al_init()) { fprintf(stderr, "Falha ao inicializar a Allegro 5\n"); return -1; } janela = al_create_display(640, 480); if (!janela) { fprintf(stderr, "Falha ao criar a janela\n"); return -1; } al_clear_to_color(al_map_rgb(255, 255, 255)); al_flip_display(); al_rest(10.0); al_destroy_display(janela); return 0; }
Para compilar e executar o programa, basta digitar no Terminal:
gcc -lallegro -oteste main.c ./teste
Pronto! Se deu tudo certo, aparecerá uma janela preenchida de branco que permanecerá na tela por 10 segundos.
Espero que ajude, e aguardem por mais posts sobre a Allegro 5! Até a próxima! 😀