Tutorial Mentawai #10 – Gerenciamento de Conexões JDBC

Padrão

Olá novamente!

Hoje vamos conferir um artifício muito interessante que o framework Mentawai nos fornece. Caso você esteja utilizando o a interface com banco de dados padrão do Java, ou seja, JDBC, o Mentawai fornece um grande facilitador para o problema de gerenciar as conexões com o banco. Por ser um ponto com relativo custo de processamento, caso não seja gerenciado de uma forma sensata, pode diminuir consideravelmente o desempenho da sua aplicação.

O framework fornece nativamente a implementação de três tipos diferentes de pool de conexões: DBCP, C3P0 e BoneCP, sendo sugerido pela documentação oficial o uso do BoneCP.

Para que possamos usufruir disso, é necessário que uma pequena configuração seja realizada no nosso Application Manager.

@Override<br />
public ConnectionHandler createConnectionHandler() {</p>
<p>    // Utilizando como exemplo um banco PostgreSQL local<br />
    return new BoneCPConnectionHandler(&quot;org.postgresql.Driver&quot;, &quot;jdbc:postgresql://localhost:5432/meubanco&quot;, &quot;admin&quot;, &quot;123456&quot;);<br />
}

No caso das implementações dos outros pools de conexão, basta substituir o retorno por C3P0ConnectionHandler ou DBCPConnectionHandler.

Agora, para obter uma conexão, basta realizar a chamada na action:

Connection conn = (Connection) input.getValue("conn");

E… é isso! Simples, não? 😀

Até o próximo post!