Tutorial iOS #1 – Primeiros Passos

Padrão

Olá pessoal! Voltando a movimentar aqui o blog, vamos hoje começar a dar uma olhada no desenvolvimento para o famoso sistema operacional móvel da Apple, o iOS. Hoje, o iOS roda em todos os modelos do iPhone, iPad e iPod Touch.

O desenvolvimento pra essas plataformas é feito utilizando-se a linguagem Objective C, uma mistura de C e Smalltalk criada na década de 80 e posteriormente adotada pela Apple, em conjunto com suas APIs CocoaCocoa Touch. Confesso que, a princípio, sua sintaxe assusta um pouco, principalmente para alguém que, como eu, já tem raízes baseadas em C/C++ e Java. Vamos para um breve exemplo.

Em C++, uma chamada a um método de um objeto é assim:

objeto->metodo(argumento);

Já em Objective C, é assim:

[objeto metodo:argumento];

Apesar desse desafio “extra”, ao longo dos posts vamos explicando o código e nos entendendo, ok?

Bom, para programar, compilar e testar nossos aplicativos, primeiramente precisamos de… um Mac. Sim, essa é uma limitação básica para desenvolver para iOS. Infelizmente, a Apple mantém sua plataforma bastante fechada, não fornecendo versões de seus SDKs para outros sistemas operacionais. Até existem alguns tutoriais na Internet que usam soluções baseadas em máquinas virtuais, mas caso tente uma dessas soluções, fique ciente de que terá sérios problemas de desempenho (além, é claro, de não ter uma versão legalizada do sistema).

Suprindo esse primeiro “requisito”, basta irmos até a App Store e procurarmos pela IDE Xcode. O Xcode, assim como o Visual Studio no caso do Windows Phone, é uma IDE completa, que nos fornece ferramentas diversas como compilador, debugger e um simulador para testarmos nossas aplicações. Lembrando que simulador é diferente de emulador. No caso do simulador, ele utiliza as próprias bibliotecas do sistema hospedeiro para algumas de suas funcionalidades, além de não possuir um binário compatível com dispositivos reais. Ou seja, para executar seu aplicativo em um dispositivo real, é necessário recompilar a solução novamente.

Então, pro primeiro post, instale o Xcode e já era. Ao executar da primeira vez, é instalada a SDK do iOS. É um download relativamente grande (~2Gb), então deixe baixando e vá tomar um café.

E enquanto isso, aguardem o próximo post! 😉

Deixe uma resposta