Tutoriais de Programação para Iniciantes

O início de tudo. O big bang do blog.

Quando comecei o blog, no nem tão longínquo ano de 2008, estava começando a me aventurar na programação e apenas começando meu curso na faculdade. E eu, sem nenhuma bagagem anterior, começava a mergulhar de cabeça nesse mundo de ifs, fors, whiles & cia. Como todo iniciante, tive imensas dificuldades no começo, dei minhas cabeçadas, perdi alguns preciosos fios de cabelo.

Pensando em ajudar aqueles que caíam de pára-quedas neste mundo como eu, resolvi criar o blog para mostrar a minha visão sobre aquilo tudo e, talvez, facilitar o aprendizado de algumas pessoas, mostrando os conceitos com a visão de quem também estava começando.

Sem mais delongas, os seguintes tutoriais mostram os conceitos iniciais e essenciais da programação. No início, somente utilizando algoritmos e, progressivamente, apresentando as linguagens Pascal e C.

2 pensamentos em “Tutoriais de Programação para Iniciantes”

  1. ola!! sou ouvinte e frequentadora do Vida Beta e leio as coisas q vc posta. acabei por perceber q vc é formado em Sistema de Informação e fiquei interessada, pois estou querendo mudar do curso que estudo atualmente da UFMG para esse. com isso achei sua pagina com mt coisa e estou mt interessada, mas vale o pena o mercado e a area??

    1. Olá Dani! Que coisa… um leitor do Vida Beta vindo cair aqui hahahaha!
      Enfim… o curso de Sistemas de Informação foi uma grata surpresa na minha vida. Quando comecei, eu nem sabia o que queria da vida, e acabei entrando porque era o mais cômodo (perto de casa e eu tinha ganhado uma bolsa do Prouni). Mas… assim, é um curso que exige muito de quem estuda, você precisa ser extremamente paciente (e persistente) pra se sair bem nele. Lógica e uma gotinha de gosto (ou facilidade) em Matemática são quase essenciais pra não desanimar. Quanto a área, está em expansão, e vai continuar assim por um bom tempo. Hoje em dia, se o TI parar, o mundo pára junto. Com questão de salário, no começo é meio tenso, como em qualquer profissão, mas com alguns anos de experiência, não é difícil conseguir bons salários, principalmente nas cidades grandes (como é o caso de BH). Os melhores salários estão, sem dúvida, em São Paulo. Lá um bom profissional, com seus 5 a 7 anos de experiência, consegue tirar mais de 6.000 mensais tranquilamente. (um dia eu ainda chego lá!). Bom, é isso. Eu, apesar do início meio doloroso e cheio de tropeços, me apaixonei pela área e hoje gosto muito do que faço. 🙂

      Espero ter esclarecido alguma coisinha aí (apesar do comentário deste tamanho!)

Deixe uma resposta