Tutoriais Allegro 5

Página

A biblioteca Allegro fornece aos programadores C/C++ acesso a rotinas de baixo nível frequentemente necessárias durante o desenvolvimento de jogos, como gerenciamento de entradas, gráficos, midi, efeitos sonoros e timers.

Ela é multi plataforma e funciona com diferentes compiladores. Originalmente desenvolvida por  Shawn Hargreaves, ela se tornou um projeto colaborativo, com colaboradores de todo o mundo.

Algumas de suas características de uso incluem:

  • Facilidade de uso – através de documentação completa e exemplos compreensíveis
  • Extensível – se as funcionalidades presentes não são suficientes, existem diversos add-ons para utilizar
  • Multi plataforma – sem modificar uma linha de código sequer, você pode criar versões de seus jogos para Windows, OS X, Linux e outros. Funciona com diversos compiladores, incluindo DJGPP e VC++
  • Open Source – todo mundo pode contribuir, inclusive você!
  • Gratuita – ela não custa nada e não há restrições em seu uso

Nesta série de tutoriais, exploraremos algumas das características-chave da versão 5 da biblioteca, que trouxe inúmeras melhorias funcionais e uma drástica mudança na arquitetura, sendo agora orientada a eventos.