Out-of-series #6 – Instalando o dotProject usando WAMP

Padrão

Olá pessoal! Aqui estamos pra mais um tutorial bacana. Dessa vez, com um enfoque um pouco diferente do que costumeiramente tratamos aqui no blog (que geralmente fica na programação). Hoje irei mostrar como instalar o dotProject no ambiente Windows, utilizando o WAMP.

Bom, em primeiro lugar, vamos descobrir superficialmente o que é o dotProject. O dotProject é uma aplicação open-source voluntária para gerencimaneto de projetos. Parafraseando o site oficial, não há uma “empresa” por trás do projeto. Ele é gerenciado, mantido, desenvolvido e suportado por um grupo de voluntários e pelos próprios usuários do projeto. Atualmente, o dotProject encontra-se na versão 2.1.5.

Ele foi escrito utilizando PHP e o banco de dados MySQL. Dessa forma, o aplicativo roda perfeitamente sobre uma plataforma AMP (servidor Apache + bando de dados MySQL + linguagem PHP). Para este exemplo, utilizaremos o WAMP, que roda sobre o Windows.

Bom, o primeiro passo, então é instalarmos o WAMP. Neste link, você encontra versões do WAMP tanto para Windows 32 bits, quanto para 64 bits. Baixe a versão que corresponde ao seu sistema operacional. No momento em que escrevo este artigo, o WAMP (na versão 2.1e), é composto do servidor Apache 2.2.17, PHP 5.3.3, MySQL 5.1.53 (na versão 64 bits) e 5.5.8 (na versão 32 bits), além de outras ferramentas. Após o download, execute o setup. A instalação deve proceder sem maiores problemas. Ao final, o setup pede a localização do seu navegador padrão. Vá até a pasta onde ele foi instalado e selecione o executável.

Com o WAMP instalado, vamos agora baixar o dotProject. Neste repositório do Sourceforge, podemos encontrar a versão mais recente. No caso, baixarei o arquivo dotproject-2_1_5.zip. Após, o download concluído, extraia o conteúdo do arquivo para a pasta www da instalação do wamp (geralmente C:wampwww).

Agora, teremos que fazer um pequeno ajuste na sql do dotProject, por motivos de compatibilidade com a versão mais atual do MySQL. Nos testes realizados, encontrei problemas ao instalar na versão do wamp para Windows 32 bits. Talvez, na versão para Windows 64 bits, não haja este problema (por rodar uma versão mais antiga do MySQL, mas não testei). Navegue até a pasta db dentro da pasta do dotproject, e abra o arquivo dotproject.sql em algum editor (recomendo o Notepad++, mas o Bloco de Notas do Windows já resolve).

Na linha 575, substituiremos

`note_modified` timestamp(14) NOT NULL,

por

`note_modified` timestamp NOT NULL,

E na linha 592, substituiremos

) TYPE = MyISAM;

por

) ENGINE = MyISAM;

Salve o arquivo e abra seu navegador. Assegure-se que o wamp esteja em execução (o ícone ao lado do relógio fica verde). Caso não esteja, clique no ícone e selecione Start all services. Após isso, vá ao navegador e digite localhost/ onde você será direcionado à página principal do wamp. Na seção de projetos, basta clicar sobre o link dotproject. Pronto! Tudo funcionando perfeitamente. Agora basta fazer login e realizar as suas configurações do dotProject. O usuário padrão é admin e a senha é passwd.

Bom, espero que este tutorial tenha sido útil. Ainda estou começando a utilizar o dotProject, mas pareceu-me uma ótima ferramenta para o gerenciamento de projetos. Abraço a todos e até o próximo post! 🙂

  • felipe

    nao consigo logar com usuaio e senha padrao oque faço amigo

    • instalei versão 2.1.8 sem erro; não loga e não tem solução nos fóruns ! estará DEPRECATED ?!?!?