Out-of-series #4 – Configurando a biblioteca Allegro no Code::Blocks (Windows)

Padrão

Depois de postar sobre a configuração da biblioteca Allegro no Ubuntu, comecei a receber muitas visitas procurando sobre a configuração da biblioteca Allegro no Code::Blocks, versão Windows. Então preparei esse post pra explicar, mostrando que é bem simples (até mais simples que no Ubuntu).

Bom, pra quem ainda não tem o Code::Blocks instalado, só dar um pulinho ali na seção downloads e baixá-lo. Para este tutorial, utilizarei a versão 10.05 que, no instante que escrevo este post, é a versão mais nova.

A instalação deve correr sem problemas. Em seguida, devemos baixar os arquivos da biblioteca Allegro aqui. Demonstrarei a instalação da versão 4.2.3, que no momento que escrevo o post, é a última versão estável. Após baixar, descompacte os arquivos em algum lugar seguro (por exemplo em C:). No meu caso, os arquivos estarão em C:Libs.

Clique para ampliar

Após ter instalado o Code::Blocks e descompactado os arquivos no local correto, vamos abrir o Code::Blocs, e ir até o menu Settings -> Compiler and debugger… e em seguida clicar na aba Search directories. Na su-aba Compiler, vamos clicar no botão Add e selecionar a pasta include, lá dentro do diretório onde descompactamos os arquivos. No meu caso, ficou C:Libsallegro-mingw-4.2.3include. Na sub-aba Linker, vamos adicionar o diretório lib da mesma pasta. No meu caso, ficou: C:Libsallegro-mingw-4.2.3lib.

 

Clique para ampliar

Após isso, vamos até a aba Linker settings. No campo Other linker options, vamos adicionar a linha:

-lalleg

Por último, vamos até aquela pasta que descompactamos. Dentro dela há um diretório chamado bin, que contém três arquivos .dll. Vamos copiar estes arquivos para C:Arquivos de ProgramasCodeBlocksMinGWbin. Isso deve ser feito para que consigamos rodar nossos programas de dentro do Code::Blocks. Para executar os programas de fora da IDE (diretamente do executável), estas DLLs devem estar, ou na pasta C:Windowssystem32 (ou 64) ou então no mesmo diretório do executável. Eu sempre prefiro colocá-las junto com o executável, pois assim posso passar meus jogos para pessoas que não tem a biblioteca Allegro instalada em seus computadores (fica a dica!).

Bom, após isso, já estamos preparados para criar nossas aplicações em Allegro.

Vamos criar um novo projeto para testar. Vamos até o menu File -> New -> Project… e selecionaremos Empty Project (Projeto Vazio). Configure a linguagem como C ou C++ o local onde deseja salvar e mantenha as configurações padrão do compilador. Após a confirmação, vamos adicionar um arquivo-fonte ao projeto. Menu File -> New -> File…, seleciona C/C++ source, selecione para salvar no diretório do projeto, com um nome qualquer, e marque para adicionar ao projeto, marcando as opções Debug e Release. Agora, vá ao menu Project -> Properties… e siga até a aba Build targets. Na caixa Type, selecione GUI application em vez de Console application. Clique em OK para confirmar.

Clique para ampliar

Agora, digite o seguinte código para testarmos:

#include <allegro.h>

int main(void)
{
    allegro_init();

    allegro_message("Teste");

    allegro_exit();

    return 0;
}
END_OF_MAIN()

Pressione F9 para compilar e executar o projeto. Se você seguiu os passos corretamente, verá uma janelinha pop-up como essa:

Bom, é isso aí. Espero ter mais uma vez ajudado vocês. Em caso de dúvidas, críticas, sugestões e cia., não hesitem em deixar um comentário! Será muito bem vindo!

Abraço a todos! 🙂

4 comentários sobre “Out-of-series #4 – Configurando a biblioteca Allegro no Code::Blocks (Windows)

  1. marcelo

    Rafael eu fiz tudo certo até a parte da criação do novo projeto. No meu codeblocks não aparece a parte ” Project -> Properties…” e ai não funciona o codigo teste que vc colocou e ai eu compilei mesmo assim e diz que falta as dlls, mas eu coloquei no diretorio e la na pasta system e mesmo assim não funcionou!! Espero uma resposta.Obrigado.

    • Olá Marcelo! Possivelmente é algum problema na hora de criar o projeto, já que esta opção só é habilitada quando há algum projeto aberto no Code::Blocks

Deixe uma resposta