Out-of-series #3 – Configurando a biblioteca Allegro no Code::Blocks (Ubuntu)

Padrão

Aow povo! Olha eu aqui de novo. Na verdade antes do que eu planejava, mas é por um post Out-of-Series, quase de utilidade pública.

Comecei a mexer com a biblioteca Allegro em 2008, quando eu estava no primeiro ano da faculdade. Conheci a biblioteca através de um mini-curso ministrado pelo Tulio Faria. Na época eu estava iniciando na programação, começando a mexer com a Linguagem C. Foi nesse ano que eu e minha e equipe fizemos o jogo Deviner (que pode ser visto na seção de projetos, ali em cima), utilizando a Allegro. Na busca por fazer o projeto da melhor maneira possível, alguns dos objetivos não foram atingidos, como utilizar imagens JPG, sons no formato MP3 e utilizar a biblioteca Allegro no Linux.

No ano passado, ao ministrar o curso da biblioteca, consegui utilizar com sucesso os formatos JPG e MP3 em projetos com a biblioteca Allegro (oh, linker…). Mas neste post vou mostrar como colocar pra rodar a biblioteca Allegro no Ubuntu, utilizando a IDE Code::Blocks. Apesar de alguns entusiastas do Linux pregarem a programação sem o uso de IDEs (em casos extremos usando apenas o VI…), elas auxiliam muito no gerenciamento de um projeto, mesmo que de pequeno porte (que é o caso das primeiras aplicações em Allegro).

Então, vamos começar o tutorial. Primeiramente devemos verificar se o compilador GCC está instalado no computador. O Ubuntu, na instalação padrão, o remove do sistema (não sei por que…). Mas podemos facilmente instalá-lo. Abra o Console ou Terminal e digite:

sudo apt-get install build-essential

Confirme o pedido para baixar os pacotes e aguarde a instalação. Após isso, já devemos ter o compilador funcionando.

O próximo passo é instalar o Code::Blocks. Existem duas opções para isso. A primeira é utilizar um gerenciador de pacotes, como o próprio apt-get, ou se você está iniciando no mundo Linux, pela interface gráfica, através do menu Aplicativos -> Central de Programas Ubuntu ou alguma coisa parecida (o nome muda um pouco dependendo da versão do Ubuntu). Se optar pelo apt-get, use o seguinte comando:

sudo apt-get install libwxgtk2.8-0 libcodeblocks0 codeblocks libwxsmithlib0 codeblocks-contrib

Caso utilize a Central de Programas, procure por IDE Codeblocks. A segunda opção é baixar o arquivo já compilado para o Ubuntu no próprio site do Code::Blocks. Procure na seção de downloads e efetue o download. Após concluído, dê um duplo clique no arquivo .deb. A instalação deverá ocorrer sem maiores problemas.

O próximo passo é baixar os pacotes da biblioteca Allegro. Vá até o Terminal e digite:

sudo apt-get install liballegro4.2 liballegro4.2-dev liballegro-doc

Após a instalação, já teremos tudo o que precisamos. Falta somente configurar a biblioteca dentro da IDE.

Abra o Code::Blocks e crie um novo projeto vazio (Empty Project). Configure um nome qualquer e onde o mesmo será salvo. Deixe o compilador como GCC mesmo. (clique nas imagens para ampliar)

Prosseguindo, vamos adicionar um novo arquivo ao projeto. File -> New -> File…, selecione a linguagem como C, escolha o local onde salvá-lo (normalmente a mesma pasta onde você salvou o projeto) com o nome main.c e selecione as opções Debug e Release, para adicionar o arquivo ao projeto atual.

Agora iremos configurar o compilador e o linker para reconhecerem a biblioteca Allegro. Ainda com o Code::Blocks aberto, abra o Terminal e digite os seguintes comandos:

allegro-config –libs

allegro-config –cflags

Voltando ao Code::Blocks, vá em Settings -> Compiler and Debugger… Na aba principal Compiler settings, aba secundária Other options cole o conteúdo retornado pela chamada a allegro-config –cflags.

Agora, vá até a aba principal Linker settings e adicione o conteúdo retornado pela chamada a allegro-config –libs ao campo Other linker options.

Pronto! Agora vamos testar se tudo está funcionando corretamente. Digite o seguinte código no arquivo main.c:

<br />
#include &lt;allegro.h&gt;</p>
<p>int main(void)<br />
{<br />
   allegro_init();<br />
   allegro_message(&quot;striker07.wordpress.com&quot;);<br />
   allegro_exit();</p>
<p>   return 0;<br />
}<br />
END_OF_MAIN()

Dê um F9 para rodar e o resultado deverá ser uma janelinha mostrando a mensagem striker07.wordpress.com 🙂

Você pode perceber que o Code::Blocks exibe uma janela de console junto com a aplicação. Para remover isso, vá ao menu Project -> Properties. Na aba Build targets, troque a opção que está como Console application para GUI application.

Bom, é isso. Quando der um tempinho eu posto aqui como utilizar imagens JPG e arquivos em MP3.

Até a próxima!