Notepad++ e FreePascal Funcionando Como uma IDE

Padrão

Hoje em dia, assim como quando comecei a estudar programação, usa-se a linguagem Pascal para ensinar programação, principalmente devido a sua sintaxe simples (eu não acho tão simples assim, mas enfim…).

Um dos problemas que eu vejo é o fato de possuir um editor + compilador bacanas. Quando estudei, usava o Turbo Pascal. Sem brincadeira… era uma tristeza usar aquele dinossauro (que hoje em dia nem roda direito no Windows 7). Aí apareceu o Free Pascal. Muito bom, um compilador moderno e tudo. Mas a “IDE” em modo texto é uma tristeza… Por fim das contas, descobri o Notepad++ para editar os arquivos e usava o compilador do FreePascal na linha de comando pra compilar os fontes.

Até que…

Descobri o plug-in do Notepad++ chamado NppExec. Basicamente, ele consegue montar um script para você compilar e executar seus programas em praticamente qualquer linguagem dentro do próprio Notepad++. Me pareceu a melhor solução.

Então vamos botar a mão na massa. Primeiro, baixe o Notepad++ aqui. Procure por Notepad++ X.X.X Installer (onde X.X.X é a versão – atualmente a 5.9.8). Após concluída a instalação, vamos baixar e instalar o Free Pascal. Aqui temos as versões para Windows. Procure pela versão mais nova (atualmente, é a 2.6.0) e baixe a versão de acordo com seu sistema operacional (geralmente fpc-x.x.x.x86_64-win64.exe ou fpc-x.x.x.i386-win32.exe, de acordo com seu sistema operacional). Baixe e instale.

O próximo passo é instalarmos o plug-in NppExec no Notepad++. Aqui você pode fazer o download (a versão mais recente é a 0.4.2). No meu caso, utilizo a versão Unicode do Notepad++, então vou baixar a versão Unicode do plug-in.

Agora é só descompactar o conteúdo do arquivo dentro da pasta de instalação do Notepad++, na pasta plugins.

Abra o Notepad++ e aperte F6. Na janela que aparecer, precisamos configurar o comando a ser executado para a compilação. Preencha da seguinte forma e salve o script com algum nome para que possa ser usado posteriormente.

Agora, pressione F5 e localize o arquivo executável gerado. Pronto! Agora você pode compilar e rodar seus aplicativos em Pascal no próprio Notepad++!

Um comentário sobre “Notepad++ e FreePascal Funcionando Como uma IDE

  1. Sérgio

    Só tem um problema… Ao rodar um arquivo .pas a janela se fecha, mesmo colocando readln no final… E mesmo colocando outros scripts de acionamento de teclas como era feito com o free pascal…

Deixe uma resposta