Introdução à Lógica de Programação

Padrão

Antes de começar o conteúdo propriamente dito, vamos dar uma noção sobre o que é lógica de programação para aqueles que pretendem começar a programar.

O que é lógica?

Lógica, na definição da palavra, está relaciona à coerência e à raciocinalidade. Podemos relacionar lógica com a “correlação do pensamento”, ou com a “arte de bem pensar” ou até que é a “ciência das formas de pensamento”. Como a nossa razão pode funcionar de forma desordenada, podemos dizer que a lógica estuda e ensina a colocar “ordem no pensamento”.

O que é Lógica de Programação?

A Lógica de Programação é “o uso correto das leis do pensamento, da “ordem da razão” e de processos de raciocínio e simbolização formais na programação de computadores, objetivando a racionalidade e o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar”. (Forbellone / Eberspächer, 2005)

Sintetizando, podemos dizer que a Lógica de Programação mada mais é que o uso da lógica para a programação (meio óbvio, não?). Como assim? Devemos utilizar a lógica, levando em conta que o computador irá fazer exatamente o que você disser para ele fazer.

O que é um Algoritmo?

Um algoritmo (por alguns, chamado de Portugol, ou pseudo-linguagem) nada mais é que uma seqüência de passos a serem seguidos para que se possa atingir um objetivo. Um exemplo extremamente comum de algoritmo é uma receita.  Nela são escritos os passos para que se chegue ao resultado. Algoritmo é uma seqüência de passos para chegar a um resultado esperado.

De que maneira representamos o Algoritmo?

Existem diversas formas de representar um algoritmo. As formas gráficas, na forma de fluxograma, são mais puras por serem mais fiéis ao raciocínio original, porém, é necessário conhecer as convenções gráficas de cada algoritmo, além do fato de ser extremamente trabalhoso quando se trata de um algoritmo maior.

Então, utilizaremos a forma textual dos algoritmos para escrevê-los.

Bom, essa foi a introdução à Lógica de Programação. Recomendo que, para quem deseja estudar mais a fundo, leia o livro Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados de André Luiz Villar Forbellone e Henri Frederico Eberspächer.

Bons estudos!

Um comentário sobre “Introdução à Lógica de Programação

Deixe uma resposta