Instalando a Allegro 5 no Mac OS (OSX Mavericks)

Padrão

Olá pessoal!

Essa semana precisei instalar a Allegro 5 no Mac devido a um treinamento que estou ministrando e, putz, suei um pouco para fazer tudo funcionar da forma correta! Então vou aqui passar o caminho das pedras pro pessoal que precisa ou quer fazer o mesmo 🙂

O primeiro passo é instalar algum gerenciador de pacotes, como o Homebrew ou o MacPorts. Após instalados, vamos baixar as dependências para a compilação da biblioteca.

sudo port install cmake zlib freetype jpeg libogg physfs libpng flac libtheora +universal

ou

brew install cmake zlib freetype jpeg libogg physfs libpng flac libtheora

Após a obtenção dos pacotes, entra um ajustezinho para que, durante a compilação, o cmake encontre corretamente a biblioteca FreeType (que, por algum motivo é instalada em um local não-padrão). Precisei rodar um comando para criar um link no diretório padrão para ela:

sudo ln -s /usr/local/opt/freetype/include/freetype2 /usr/local/include/freetype

Depois disso, é só baixarmos o código-fonte da Allegro (pode ser a versão 5.0 ou 5.1) e descompactar. Abra o terminal, navegue até a pasta onde ele foi descompactado e digite os seguintes comandos:

mkdir build</p>
<p>cd build</p>
<p>cmake ..</p>
<p>make</p>
<p>sudo make install

E pronto! Ah, uma dica a mais é que, no Mac, precisei sempre adicionar a opção de linker -lallegro_main. Caso contrário, ocorre um erro parecido com o seguinte:

Undefined symbols for architecture x86_64:<br />
  &quot;_main&quot;, referenced from:<br />
     implicit entry/start for main executable<br />
ld: symbol(s) not found for architecture x86_64

Valeu pessoal, até a próxima 🙂

Captura de tela 2014-08-21 23.51.09