Hello World em Android

Padrão

Olá leitores! Hoje vamos criar nosso primeiro projeto para Android. Como não podia deixar de ser, vamos fazer o famoso Hello World. Então, sem mais delongas, vamos colocar a mão na massa.

O primeiro passo é criarmos um novo projeto. Abra o Eclipse e vá até o menu File -> New -> Other… e procure pela seção Android, onde você deverá selecionar Android Project.

Selecione Next > e preencha o nome do projeto HelloWorld (sem espaços) e clique em Next > novamente. Na tela seguinte, selecione a versão do Android que você pretende usar. No último post criamos um dispositivo rodando a versão 2.2, então vou selecioná-la para utilizar (utilize uma versão que você tenha criado um dispositivo com a versão correspondente). Clique Next > novamente.

Na próxima tela, vamos definir o nome da aplicação e o pacote que utilizaremos. O nome da aplicação colocaremos Hello World e o pacote colocarei como net.rafaeltoledo.helloworld (mas pode colocar o que você quiser). Para terminar, clique em Finish.

Pronto! Já criamos o nosso projeto. Os dois arquivos mais importantes pra nós nesse momento são HelloWorldActivity.java que está dentro da pastinha src e main.xml que está dentro de res/layout. Basicamente, o arquivo main.xml é responsável pela definição do layout (os objetos como botões, campos, seletores, etc.) e sua disposição. Enquanto isso, o arquivo HelloWorldActivity.java é onde colocamos a lógica da aplicação em si (com seleções, loopings, etc). Vamos dar uma olhada no conteúdo gerado pelos dois arquivos:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent"
    android:orientation="vertical" >

    <TextView
        android:layout_width="fill_parent"
        android:layout_height="wrap_content"
        android:text="@string/hello" />

</LinearLayout>
package net.rafaeltoledo.helloworld;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;

public class HelloWorldActivity extends Activity {
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
    }
}

Caso o editor esteja exibindo o editor gráfico ao abrir o arquivo main.xml, basta alterar sua visualização, clicando no rodapé do editor, conforme a figura a seguir.

Vamos começar analisando o arquivo main.xml. Nele temos a primeira linha definindo o arquivo XML (esta linha sempre estará presente). Em seguida, temos uma definição do layout, no caso o LinearLayout, o que indica que os itens serão inseridos um à frente do outro. Dentro dessa definição (aninhado internamente), temos um elemento TextView, com uma string com o conteúdo hello (definido no atributo android:text). Vamos modificar seu conteúdo para Hello World, Android! www.rafaeltoledo.net. Dessa forma, a linha ficará assim:

android:text="Hello World, Android! www.rafaeltoledo.net" />

Já no arquivo HelloWorldActivity.java, temos a atribuição do layout definido no arquivo main.xml à instância atual, dentro do método onCreate() chamando o método setContentView().

Com isso, podemos executar a aplicação. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre o projeto e selecionar Run As -> Android Application.

Com isso, o emulador será aberto, iniciando o dispositivo virtual que possuir o sistema compatível com a versão do aplicativo (no nosso caso, Android 2.2). Não se preocupe caso o emulador demore para abrir (ele realmente é meio lento). Caso a tela fique muito grande (maior que a tela do próprio monitor), volte ao AVD Manager e edite a resolução.

Bom pessoal, é isso! Até o próximo post! 😉

2 comentários sobre “Hello World em Android

Deixe uma resposta