Ginga Brasil – Balanço Geral

Padrão

Após passar uma semana na PUC-Rio, estou de volta depois do Ginga Brasil. E que experiência! Foi muito bom!

Entre os dias 14 e 20 de julho, muita coisa boa aconteceu. Muitas ideias foram discutidas, novas formas de se fazer TV e Cinema foram debatidas e sugeridas. E, é claro, tivemos várias oficinas práticas sobre como fazer interatividade em TV Digital para o middleware Ginga, usando a linguagem NCL, desenvolvida pela própria PUC-Rio e padrão mundial para IPTV.

Prof. Luiz Fernando Gomes Soares na palestra de abertura do evento

O prof. Luiz Fernando Gomes Soares, idealizador do Ginga e autor do livro Programando em NCL 3.0 foi quem comandou as palestras e a oficina. Com as aulas, pude perceber o potencial do NCL e como são diversificadas as possibilidades a criação de conteúdos interativos para TV Digital. Tais conteúdos possibilitarão mais que uma inclusão digital: possibilitarão uma inclusão social as pessoas, principalmente as das classes mais baixas. E essa é a grande sacada do NCL como um todo: por ser simples, possibilita que qualquer um crie seus conteúdos.

Eu e o prof. Luiz Fernando

Como “extras”, ressalto as pessoas que conheci e a própria cidade do Rio de Janeiro, a qual eu nunca tinha visitado. Valeu a experiência: me fez ter novas ideias, abrir novos horizontes para um futuro não muito distante. E quem sabe eu não posto alguma coisa sobre NCL aqui em breve? 😀

Abraço a todos!

Deixe uma resposta