Dica: Reparando a Inicialização do Windows XP

Padrão

Olá pessoal!

Hoje vim aqui pra fugir um pouco do assunto principal do blog, pra compartilhar uma dica bacana de como reparar a inicialização do Windows XP. Sei que hoje em dia ele vem sendo cada vez menos usado, mas a grande maioria das pessoas de uso doméstico ainda usa essa versão do Windows.

Essa dica que vou passar evita uma formatação em 90% dos casos de “meu computador não liga”, principalmente nos casos onde aparece a BSD (Blue Screen of Death).

O material necessário para este procedimento é um disco do Windows XP!

Para começar, dê boot pelo drive de CD, colocando o disco do WinXP no drive. Ele vai carregar os drivers padrão, até que aparecerá a primeira tela da instalação, perguntando se você quer instalar uma nova cópia do Windows, entrar no console de reparação ou sair. Selecione a opção para entrar no console de reparação (botão R).

Agora, digite estes comandos:

chkdsk /r

fixboot

fixmbr

Caso alguns dos comandos pergunte alguma coisa, simplesmente confirme e prossiga. O chkdsk deve demorar um pouco para rodar, dependendo do tamanho do HD e da configuração do computador.

É isso! Estes comando recuperam setores do disco com erros e reparam o boot do sistema.

Mas fica um aviso: se o sistema chegou nesse ponto, é recomendado já fazer um backup dos dados e preparar pra formatar em breve!

Fica aí a dica e usem sempre que precisar!

Abraço!