Criando um App Java com Google App Engine e Netbeans 8

Padrão

Olá pessoal! No post de hoje vou mostrar como é simples configurar o seu Netbeans para desenvolver e fazer deploy de um app Java no Google App Engine (GAE). Particularmente, após a pesquisa, achei bem mais simples e menos problemático que a forma mais utilizada, com o Eclipse.

Para esse tutorial, estou levando em consideração que você já tenha o Netbeans para JavaEE instalado e funcionando. O primeiro passo é baixar o plugin para que o Netbeans suporte o GAE. Para isso, podemos baixar aqui o arquivo nbappengine-7.4.x-gae1.8.x-3.0.2.zip. Apesar de ser para o Netbeans 7.4 e para o GAE SDK 1.8, ele funciona muito bem com o Netbeans 8 e o GAE SDK 1.9. Após concluído o download, descompacte o arquivo em algum local.

Captura de tela 2014-06-23 00.50.48

Agora, abra seu Netbeans, vá até o menu Ferramentas -> Plug-ins e clique na aba Obtidos por Download. Clique então no botão Adicionar Plug-ins… e navegue até a pasta onde você descompactou o zip baixado anteriormente. Selecione todos os arquivos .nbm.

Captura de tela 2014-06-23 00.56.36

Confirme a seleção e clique, selecionados os arquivos, clique sobre o botão instalar.

Captura de tela 2014-06-23 00.56.57

Feito isso, vamos adicionar o GAE como opção de servidor. Clique no menu Ferramentas -> Servidores e selecione a opção Google App Engine.

Captura de tela 2014-06-23 00.58.49

Na tela seguinte, você deverá selecionar o local onde está a SDK do GAE (caso não tenha baixado ainda, basta clicar aqui para baixar).

Captura de tela 2014-06-23 00.43.35

Captura de tela 2014-06-23 01.00.36

Conclua a adição do servidor e crie um novo projeto selecionando-o como servidor. Agora, vamos criar o app lá no painel do GAE. Entre aqui e preencha os campos com o endereço da aplicação (que será seu identificador) e o nome.

Captura de tela 2014-06-23 00.41.58Agora, com o projeto criado, vá até o arquivo appengine-web.xml que encontra-se dentro da pasta WEB-INF e preencha com o id da sua aplicação.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<appengine-web-app xmlns="http://appengine.google.com/ns/1.0"
xmlns:xsi='http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance'
xsi:schemaLocation='http://kenai.com/projects/nbappengine/downloads/download/schema/appengine-web.xsd appengine-web.xsd'>
    <application>rafaeltoledoblog</application>
    <version>1</version>
    <!--    <ssl-enabled>false</ssl-enabled>
    <sessions-enabled>true</sessions-enabled>
    -->
    <threadsafe>false</threadsafe>
</appengine-web-app>

E pronto! Seu projeto já está configurado. Para fazer deploy para o GAE, basta clicar com o botão direito no projeto e selecionar a opção Deploy to Google App Engine. Nesse caso, será solicitado seu usuário e senha para que o deploy seja realizado com sucesso.

O app de exemplo desse post está rodando em rafaeltoledoblog.appspot.com (é apenas um Hello World ;)).

Quanto ao desenvolvimento em geral, vale salientar que o GAE não suporta todos os recursos do JavaEE. Para saber o que dá e o que não dá pra usar, você pode dar uma olhada aqui.

E é isso pessoal! Até a próxima 🙂

  • linend

    Olá Rafael… Qual Java tu usastes neste exemplo?