Configurando um Dispositivo Android com o AVD Manager

Padrão

Olá pessoal! No último post sobre Android, vimos como configurar o ambiente para programarmos, utilizando o Eclipse. Neste post, vamos ver como criar um dispositivo para a execução dos aplicativos que serão criados. Assim, você não precisa necessariamente de um celular com Android para começar a desenvolver para a plataforma 😀

Bom, o primeiro passo é abrir o Eclipse e clicar no ícone do AVD Manager (AVD = Android Virtual Device), ou ir até o menu Window -> AVD Manager.

Será, então, aberta a janela com a listagem de dispositivos criados (no nosso caso, nenhum ainda).

Então, para criarmos um novo dispositivos, clicamos no botão New…. Nesta tela, devemos preencher os dados relativos ao nosso dispositivo, como nome (Name), versão do Android que irá executar (Target), além de dados como tamanho do cartão SD virtual (caso desejado), tamanho da tela e periféricos (câmera, GPS, Acelerômetro, Teclado físico, etc.).

Após montar seu dispositivo, clique em Create AVD e terá seu dispositivo listado!

Quando estiver desenvolvendo, é recomendável criar diferentes tipos de dispositivos, com versões diferentes do Android e tamanhos de tela variados, de forma a fazer seu aplicativo ser executado corretamente em diversas configurações.

Bom, é isso! Até a próxima!