Blackout no Blog

Padrão

Olá caros leitores.

Na madrugada do último fim de semana, de sábado para domingo, o servidor onde o blog é hospedado passou por instabilidades e acabou por fim ficando indisponível. Segundo informações do serviço de hospedagem,

Identificamos uma falha no servidor (…) às 23:30 do dia 25/02/2012, após receber uma carga muito alta de processamento, o cliente responsável teve sua conta suspensa, e aproximadamente as 00:21 do dia 26/02/2012 o servidor voltou a sua normalidade, mas por apenas alguns minutos, pois novamente as 00:29 o downtime anterior mostrou ter afetado o sistema operacional, o datacenter foi noticiado e os técnicos trouxeram o servidor de volta a normalidade as 02:22, foram checadas a integridade dos dados e discos e tudo se mostrou em perfeito estado, uma resincronização entre os discos rígidos foi acionada para garantir a redundância do serviço.

Por fim, todo o sistema operacional do servidor foi comprometido, fazendo com que uma formatação completa fosse necessária. Todas as contas tiveram o seu backup devidamente realizado, exceto… a minha. Por quê? Porque ela foi a responsável por todos os problemas no servidor.

Calma gente... o servidor era Linux! - imagem meramente ilustrativa 😀

A princípio, suspeitei que pudesse ser uma configuração errada no WordPress (constante WP_MEMORY_LIMIT muito alta), mas não acho que a configuração de 96Mb pudesse consumir os vários Gb do servidor. Ainda não ficou claro o que causou o problema, mas aparentemente é alguma coisa com o MySQL. Assim, tive meu backup apenas parcial… de forma que por muito pouco não perdi todos os cerca de 130 posts que tenho por aqui. Depois de lutar bastante com os scripts parciais gerados pelo backup, consegui recuperar os posts e comentários, mas sem qualquer classificação de Categoria ou Tags. Esta reclassificação será um processo gradual que farei assim que tiver um tempo.

No mais, as coisas vão continuar na normalidade, e me avisem de eventuais problemas que se depararem (como posts faltando imagens, layouts quebrados, etc.)

Obrigado a todos vocês que visitam. Vocês são o motivo de todo esse esforço! 🙂

Deixe uma resposta