Android Studio – Visão Geral

Padrão

Olá pessoal!

Nos últimos tempos, temos várias novidades no que diz respeito ao mundo Android. Tivemos o KitKat (4.4), Nexus 5, SDK do Google Glass, etc. Além disso, tivemos uma novidade ainda em fase de cozimento desde o último evento Google I/O: o Android Studio.

android-studioBaseado na IDE IntelliJ (não tão popular assim no Brasil, mas muito forte lá fora), ela é bem mais leve que o nosso amigo Eclipse, mesmo estando ainda em versão experimental (enquanto escrevo esse post, ela o Android Studio encontra-se na versão 0.4).

O grande diferencial dela para o plugin ADT que tínhamos lá no Eclipse, é o uso do Gradle, um poderoso sistema de gestão de builds. Como pretendo mostrar em alguns posts daqui pra frente, com o Gradle, fica muito mais de boa fazer a gestão das versões do nosso app (por exemplo, uma versão gratuita, outra paga). Além disso, no Android Studio, as ferramentas se sentem muito mais em casa, com previews em tempo real dos layouts XML, integração com Git / Github, e mais um monte de coisa bacana. Tudo isso com um visual muito mais atraente que o nosso amigo Eclipse.

Pra instalar, não tem erro, basta ter a JDK instalada e baixar daqui o instalador do Android Studio, que já vem tudo no jeito. Ah, uma dica pro pessoal que usa Windows: evite instalar na pasta Arquivos de Programas pra não ter problemas de permissão (tive problemas nesse sentido que, só depois, fui descobrir o motivo).

Logo logo, farei alguns posts sobre como utilizar essa nova IDE. Por isso, fiquem de olho aqui no blog! Prometo não sumir esse ano! 🙂

Deixe uma resposta