Allegro 5.0.7, MinGW 4.6 e Eclipse Juno

Padrão

Olá pessoal! Apesar da irregularidade de posts ultimamente, o blog não morreu não! Estou com sérios problemas de conexão com a Internet em casa, por isso não tenho conseguido postar por aqui. Além disso, estou aguardando sair o novo Visual Studio para Windows Phone 8 pra continuar com a série de posts.

Nas últimas semanas estive ministrando um curso sobre a biblioteca Allegro. Qual não foi a minha surpresa, que a última versão (5.0.7) não traz uma versão já compilada para Windows que suporte a versão 4.4 do MinGW, que por sinal acompanha a instalação “padrão” do Code::Blocks. Percebendo isso, resolvi fazer esse tutorial para instalação da nova versão da biblioteca com o MinGW 4.6, este sim compatível. E aproveitando, já vou mostrar como utilizar o Eclipse como IDE. Apesar de originalmente voltado para Java, é uma ótima IDE para desenvolvimento em praticamente qualquer linguagem, já que é orientado a plugins.

O primeiro passo, então, é baixar o compilador. Para facilitar o processo, vamos baixar já o TDM-GCC. Ele nada mais que um pacote com as últimas versões estáveis do GCC, com versões para Windows 32 ou 64 bits. Como vamos utilizar a biblioteca Allegro, vamos baixar aqui a versão de 32 bits, mesmo que você esteja usando um Windows 64 bits. A instalação deve ocorrer sem maiores problemas (basta avançar em todas as telas). Provavelmente o compilador será instalado em C:\MinGW32.

O próximo passo é baixar a biblioteca Allegro. Aqui, baixe a versão MinGW 4.6.1 (TDM). Descompacte e copie as pastas para a pasta de instalação do MinGW. Ao ser perguntado se deseja mesclar seu conteúdo, confirme.

Pronto. A biblioteca e o compilador já estão prontos para serem utilizados. Agora é baixar o Eclipse. Nesta página, baixe a versão Eclipse IDE for C/C++ Developers relativa ao seu sistema operacional (32 ou 64 bits). Além disso, mesmo utilizando a IDE para desenvolvimento C/C++, é necessário possuir o Java instalado em sua máquina. Caso não tenha a JRE, você pode baixar aqui. O Eclipse não é instalado, somente copiado. Então descompacte-o em algum lugar de fácil acesso em seu PC (por exemplo, C:\eclipse).

Mas eu já tenho o Eclipse para Java instalado! Preciso baixar tudo de novo? Não, pequeno gafanhoto!!! Como eu disse ali em cima, o Eclipse é orientado a plugins, então basta instalar o plugin para desenvolvimento C/C++. Lá no seu Eclipse, vá até o menu Help -> Install New Software. Na opção Work with: selecione — All Available Sites — e aguarde as opções serem carregadas. Procure na categoria Programming Languages e marque as opções C/C++ Development ToolsC/C++ Development Tools SDK. Avance, aceite os termos da licença e proceda com a instalação. Ao final, será necessário reiniciar a IDE.

Configurando um Projeto

Para criar um novo projeto, vá até o menu File -> New -> Project. Procure pela categoria C/C++ e selecione C Project ou C++ Project. Como já instalamos o TDM GCC, o caminho do compilador já foi adicionado ao path do sistema, de forma que o Eclipse já o reconhecerá automaticamente. Na próxima tela, será necessário informar o nome do projeto e o toolchain a ser utilizado. Caso você não possua nenhum outro compilador instalado, a opção padrão será MinGW GCC. Marque também Empty Project na seção Project type.

Para configurar a biblioteca Allegro, clique com o botão direito sobre o projeto na área Project Explorer e selecione Properties. Na categoria C/C++ Build, selecione Settings. Em seguida, selecione Libraries na subcategoria MinGW C Linker da árvore de opções. Na área Libraries (-l) clique no botão Add… (a folha com o símbolo de adição) e adicione as opções relativas às bibliotecas que você está usando (por exemplo, allegro-5.0.7-mt). Agora é só confirmar e correr pro abraço!

Até a próxima! 😀